quarta-feira, 25 de maio de 2016

Londres: chá da tarde

O Afternoon Tea ou chá da tarde tem um significado bem mais complexo do que, normalmente, se imagina. O Afternoon Tea vai além dos estereótipos de velhinhas inglesas tomando chá em suas porcelanas ou aquele Sir com os amigos num gentlemen's club.

 Naturalmente o chá é aquela bebida popular que todos conhecem, mas na Inglaterra ela carrega uma conotação muito especial. Como é típico no padrão inglês, quase tudo que você faz irá colocá-lo numa escala social. E com o chá não é diferente. 

Se você toma um PG Tips ou Earl's Grey, ou se você adoça o seu chá ou não. Até mesmo se você põe o leite antes ou depois do chá - achou esta última observação engraçada, pois ela já foi motivo de discusão do grande escritor inglês George Orwell (aquele do 1984 e Revolução dos Animais) em seu artigo A Nice Cup of Tea. Tudo isto irá colocá-lo num ranking que vai de working class (classe trabalhadora) até upper-class (classe alta). Não que isto seja relevante para nós, turistas, mas é assim que o sistema funciona na Inglaterra. Na realidade, os turistas não entram neste ranking, são apenas turistas. 

Mas se você está apenas interessado em saborear um chá da tarde, vamos as informações básicas.  O chá básico inclui o chá naturalmente, leite, os scones (pequenos pãezinhos levemente adocicados) acompanhados com geléia e clotted cream (um creme mais consistente). É claro que conforme você for sofisticando o seu lugar para o chá você terá outros ingredientes: finger sandwiches (sanduíches de pão de forma, sem casca e finos como um dedo, o recheio, entre outras coisa, cucumber é claro, é isto mesmo, fatias finas de pepino), doces e até champanhe. Entretanto, mais variedade e qualidade, naturalmente, significarão um preço muito maior.

As opções para seu chá da tarde são inúmeras, bem como a qualidade e o preço que você vai encontrar. Deste um simples PG Tips que você compra no mercado até um Afternoon Tea no Ritz. Neste caso 63 libras por pessoa (algo em torno de 370 reais). Se for reservar não se esqueça de seguir o dress code do hotel - paletó e gravata para os homens, jeans e tênis, nem pensar.

Mas se você quer algo mais normal, minha sugestão é o Café do Victoria and Albert Museum. Desça na estação de South Kensington. O Café fica aberto diariamente das 10:00 às 17:15hs, sendo que nas sextas até às 21:30hs. A entrada do museu é gratuita, bem como dos museus do outro lado da rua o Science e o Natural History.

O chá com scone, geléia e creme saiu por 6,80 libras por pessoa.

Também se você estiver na Trafalgar Square, um lugar interessante para um chá é o Café in the Crypt. Este Café fica no basement da igreja Saint Martin in the Fields.  Você poderá também comer algo mais sustancioso lá, confira o menu.

É claro que há centenas de opções em Londres para o seu Afternoon Tea, neste link há diversas opções em toda a cidade, com filtros por preço, localização e trazendo do local selecionado todos os detalhes com fotos.  Também para matar a sua curiosidade veja o video do Huffpost Travel UK  três lugares para o seu Afternoon Tea, incluindo o Ritz.


40 saquinhos (pirâmides)
por 1.29 libras





V&A Museum




frio e chuva lá fora




aconchegante e quente no Café




com chá e scones - melhor ainda




mas não deixe o chá esfriar ...




apreciando o ambiente



St Martin in the Fields



não perca a hora do chá



Café in the Crypt - muito mais que o chá da tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário