terça-feira, 11 de novembro de 2014

Transporte em Montevideo

Com menos de 2 milhões de habitantes, incluindo a região metropolitana, Montevideo não possui metrô, entretanto os sistemas de ônibus e táxis são suficientes para os que querem conhecer a cidade. Embora os ônibus sejam muito baratos $23 (pesos uruguaios), aproximadamente R$2,30, os táxis, no meu caso, foram as melhores opções, pela rapidez e preço. Aliado a isto, era só solicitar à portaria do meu apart-hotel que quando eu descia ele já estava me esperando.

Se o seu orçamento estiver curto, os ônibus serão uma boa alternativa. Lembre-se que caminhar a pé é vital para se conhecer uma cidade. Eu utilizei os ônibus poucas vezes. Eles são limpos e seguros. Para facilitar minha vida, baixei o aplicativo STM Montevideo (do Google Play), que me dava todas as linhas e horários  que eu queria usar - inclusive offline. Você determina origem e destino, marcando-os, se quiser, como favoritos e dá OK. Você terá o trajeto, o tempo, com as indicações das paradas e poderá acompanhar, em tempo real, o trajeto de seu ônibus pela cidade. Se realmente for utilizá-lo, prepare sua a viagem com antecedência marcando como favoritos os locais de interesse, restaurantes, mercados, shoppings, etc - chegando lá é só usar. Este aplicativo é gratuito.






aplicativo da Google Play Store
- gratuito -
imagem do Google images



Devido as facilidades descritas acima e ao preço também, utilizei muito os taxis - no mínimo duas vezes por dia, durante 6 dias. Diferentemente de algumas cidades (Buenos Aires, Santiago, Praga, entre outras) você se sentira seguro e não será enganado por motoristas que pegam caminhos maiores para cobrar mais - verifiquei o trajeto pelo aplicativo e GPS - tudo estava em ordem.
O meu maior gasto com táxi, na cidade, foi $270 pesos, da  Massini Suites  até o Mercado del Puerto. Veja a distancia no  mapa - o ponto preto é o apart-hotel e bem no canto esquerdo, o n.º 1, é o Mercado.

Algumas peculiaridades dos táxis de Montevideo. Os passageiros sempre sentam atrás. Há uma divisória de vidro entre o motorista e os passageiros. O sistema de cobrança é baseado em fichas mostradas no taxímetro. Geralmente na parte de trás tem uma tabela com a equivalência de fichas x $ (pesos). Há tabelas diferentes para viagens diurnas, noturnas e final de semana e feriados. Por exemplo, na tabela abaixo, se o taxímetro marcar 15 fichas, você deverá parar $61 pesos - mais ou menos R$6,10. Alguns taxímetros já dão o valor em pesos também. O pagamento é feito dentro do táxi, passe o seu dinheiro por uma "gavetinha" na divisória. É de praxe indicar as ruas que se cruzam no seu destino. Por exemplo, o  meu apart-hotel ficava na Ramón Masini, 3288. Eu indicava sempre Pedro Berro (a rua que ia para Pocitos) com Ramón Masini - Pedro Berro con Ramón Masini, por favor.

nem todos os táxis são estes brancos, há alguns, encobertos 
ao fundo da foto, pretos, que são mais
 antigos, mas igualmente confiáveis


tabela de equivalencia das fichas


Nenhum comentário:

Postar um comentário