sábado, 5 de outubro de 2013

New York City: The Staten Island Ferry

Considerado em muitos guias de viagem como a melhor atração gratuita de New York. Numa cidade tão plural é difícil dizer qual atração é a melhor, qual o bairro é melhor, qual o melhor hamburguer, etc. Mas independente disto, é um passeio que se encontra na lista dos imperdíveis, especialmente se você não for fazer nenhum outro passeio tipo Circle Line.

O Staten Island Ferry, como o nome diz, é um modo de transporte aquático, barcas de grande porte que levam pessoas e veículos de forma regular entre Manhattan (Whitehall Street) e Staten Island. 

Muitos se perguntam por que um passeio destes é gratuito. A resposta é simples, não há como cobrar os 60.000 passageiros que usam este serviço diariamente - 20 milhões por ano. Imagine como seriam as filas para comprar os tickets e para embarcar.

Desça na estação Whitehall Street (N, R ou W), não tem como errar - é só seguir o fluxo de pessoas. Neste link, em pdf, todas as informações de outras estações de metrô, ônibus e horário dos Ferries.

Para ter uma melhor visão da Estátua da Liberdade a parte superior, no lado direito, é a indicada. Na volta eu recomendo ficar um pouco no andar inferior, junto aos locais, para uma visão interessante das pessoas que usam este Ferry como transporte diário, não como turistas. Uma visão de seus hábitos e costumes.

A viagem dura 25 minutos, normalmente, os turistas descem e tentam pegar rapidinho o Ferry de volta - aparentemente não há muito o que fazer em Staten Island, não achei nada em minhas pesquisas que valesse a pena.

Este post faz parte da série New York City: de graça (for free) com muito mais atrações gratuitas.



Staten Island Ferry - descendo do metrô,
não tem como não achar este lugar


Staten Island Ferry


preparar as câmeras, a Estátua da Liberdade vem aí







na ida, o melhor lugar é o lado direito



New York skyline




todo mundo esperando o Ferry chegar


Nenhum comentário:

Postar um comentário