domingo, 20 de outubro de 2013

New York City: NY Public Library e Bryant Park

Este é um dos melhores passeios em Midtown - New York Public Library (Biblioteca Pública) e junto a ela o Bryant Park. Mais uma vez você não gastará nada para estas visitas. Para chegar lá, desça na estação 42nd St-Bryant Park (B,D,F,M). Veja o mapa do parque e da Biblioteca.

A NY Public Library foi construida, em 1911, pelos arquitetos Carrère e Hastings que ganharam uma competição para fazê-la. O estilo é o Beaux-Arts - influência grega e romana com ideias renascentistas, com muitas colunas, flores, estátuas, enfim, muito ornamentado.

O que tem para fazer lá? Visite o link da biblioteca para ver as inúmeras atividades. O básico do básico seria visitar suas instalações, em especial o Salão Principal de Leitura e, naturalmente, a exibição do momento, no térreo, que também é gratuita. Tive a oportunidade de visitar duas free exhitions: uma chamada de Lunch Hour NYC e outra The ABC of it: Why Children's Books Matter. 



NY Public Library



um dos dois leões de pedra, batizados pelo antigo prefeito de NY
LaGuardia: Paciência e Coragem



entrada principal - no Natal



Main Reading Room - Salão Principal de Leitura


não perca os detalhes do teto






Lunch Hour NYC, ou seja, a hora do almoço em New York, apresenta uma das características que vem definindo o caos que se transforma New York entre meio-dia e duas horas por mais de 150 anos. Com a pressão da industrialização - o horário de almoço diminuiu -, com a chegada dos imigrantes - veio a diversidade de comidas -, a automação e comidas de rua, o Power Lunch - nem todos viviam pressionados pelo tempo, homens de negócio tinham tempo disponível para um almoço luxuoso, entretanto não restritos somente a eles, também políticos, artistas compartilhavam lugares de alto nível, culinária sofisticada e fina decoração. Por outro lado, havia, também, refeições com carater de caridade. Veja aqui o vídeo introdutório desta exibição. Aqui, em pdf, a brochura do Lunch Hour NYC.


The Automat - coloque a sua moeda e pegue o seu sanduíche no
compartimento. Modernidade chegando em New York em 1912.


famosas lancheiras escolares


A exibição The ABC of it: Why Children's Books Matter nos mostra o porque os livros infantis são importantes, o que e como eles ensinam as crianças, bem como, o que eles revelam sobre as sociedades que os produzem. Esta exibição trás uma grande gama de objetos e atividades sobre a diversidade da literatura infantil através das culturas e do tempo.

Enriquecedora e emocianante história de Pura Belpré. Ela chegou em 
NY em 1921 somente para o casamento da irmã, ficou 61 anos
 e tornou-se a primeira bibliotecária portoriquenha da NYPL e
uma das mais eloquentes defensora da cultura latina.



os famosos fantoches usados por Pura Belpré
Bryant Park, visitando o seu site você saberá da sua história, mas abordagem agora é um pouco mais prática. Das inúmeras atividades para se fazer lá, lembre-se dependendo da época do ano, o mesmo espaço proporciona atividades diferentes, patinar no gelo (the Rink) no inverno, ou no mesmo lugar, no verão, assistir cinema ao ar livre. Diversos jogos, como ping-pong, petanca, esgrima, xadrez, aulas de dança, tai chi, atividades de leitura para crianças, ou mesmo ficar só sentado numa das inúmeras, e famosas, cadeiras sem fazer nada. Há também muita música no parque, piano, e parte de musicais da Broadway apresentado pelo seus elencos. Veja no site o calendário com a programação completa para preparar a sua visita.


Bryant Park no verão ...


... e verão é época para cinema ao ar livre


espaço da leitura para a criançada


aula de ioga


no inverno sai o cinema, entra a patinação


Este post faz parte da série New York City: de graça (for free) com muito mais atrações gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário