quinta-feira, 3 de outubro de 2013

New York City: 9/11 Memorial

Este memorial é um tributo às pessoas que morreram nos dois ataques ao World Trade Center. Foram  6 pessoas em 1993 e quase 3.000 em 2001.

Ele é composto de duas aberturas no lugar onde estavam as Torres Gêmeas (como se fossem duas piscinas), sendo que no centro de cada uma delas há uma abertura quadrada por onde escoa água que cai como numa cascata de duas paredes laterais - veja as fotos abaixo.

Os nomes das pessoas que morreram nos dois ataques estão gravados nos painéis de bronze que circundam estas duas partes.

Os criadores deste Memorial foram o arquiteto Michael Arad e o arquiteto-paisagista Peter Walker - vencedores de uma competição mundial no qual participaram 5.200 projetos de 63 países.

No site do 9/11 Memorial há todas as informações para a sua visita - você deve reservar o seu passe gratuitamente pela internet. O site é bem completo, leia-o atentamente para saber como chegar (metrô ou ônibus), veja o mapa da região, horários de funcionamento, acessibilidade, segurança, etc.

Deixe sua visita mais completa, ainda, visitando também a St. Paul's Chapel ,que funcionou como um Relief Center - um centro de apoio às pessoas que auxiliavam nos resgates das vítimas desta tragédia. Atendimento médico, refeições e apoio moral e espiritual. No local muitos badges (insígnias) de bombeiros do mundo todo e demais materiais de apoio. Leia aqui, em inglês, o artigo da National Geographic sobre este Relief Center. 

No site do 9/11 Memorial, na parte Getting Here, há um mapa da região do memorial onde esta indicada também à localização da St. Paul's Chapel.

Tanto o 9/11 Memorial como a St. Paul's Chapel são gratuitos.

Este post faz parte da série New York City: de graça (for free) com muito mais atrações gratuitas.


é impossível ver dentro do buraco

como se fosse uma cascata

 
nomes das vítimas dos atentados


TEORIA DA CONSPIRAÇÃO?

Não sou adepto à teorias da conspiração, mas assisti um vídeo no Youtube, que achei, no mínimo, intrigante. Ele foi feito com respaldo de um grupo de mais de dois mil arquitetos, engenheiros e especialistas na área da construção civil - Architects & Engineers for the 9/11 Truth, o vídeo 9/11: Explosive Evidence nos mostra o atentado de 9/11 sob uma diferente perspectiva. Eis alguns tópicos observados neste vídeo:

- você sabia que além das duas torres gêmeas havia um outro prédio que foi destruído - WT 7? Este prédio não foi atingido pelos aviões, somente pelo fogo de um deles e em apenas um lado, mesmo assim ele caiu inteiro, como se tivesse sido implodido. Estamos falando de um prédio de 47 andares com estrutura de aço. Ele cai uniformemente em 7 segundos, lembre-se que o fogo foi somente de um lado. A única maneira de uma queda livre simétrica (isto é, com resistência zero) seria se todas as colunas de suporte tivessem sido destruídas ao mesmo tempo. 

- segundo especialistas, de empresas renomadas, com mais de 30 anos de experiência em prédios deste porte com estrutura de aço, como as torres gêmeas, é impossível somente o fogo ter destruído totalmente estas torres. Primeiro ponto, a temperatura deste tipo de incêndio não seria alta suficiente para derreter suas colunas de aço. Eles mostram outros exemplos semelhantes, o edifício enverga, mas não cai. Estas torres de 9/11 seriam os primeiros casos da história. 

- os destroços depois do atentado foram removidos e enviados para a China e India. 

- foram encontrados resíduos de nanothermites (componente químico usado em demolições) no local.

- diversas pessoas, repórteres, bombeiros, da polícia e público em geral escutaram diversas explosões sequenciais. 

Assista o vídeo e tire as suas conclusões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário