sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Buenos Aires: Cemitério da Recoleta

Um dos passeios imperdíveis em Bs As é visitar o Cementerio de la Recoleta. Neste local onde descansa grande parte da história argentina se pode contemplar luxuosos mausoléus em diversos estilos arquitetônicos - é considerado um Patrimônio Histórico Nacional.

Como não existe uma estação de metrô perto, as opções para chegar lá são, pegar um táxi ou ir a pé.

Nesta segunda opção, caso você saia da Callao Suites, siga a Avenida Callao na direção da Avenida Santa Fé, faça uma caminhada agradável por 7 quadras até à Avenida Pres. Manoel Quintana, então, dobre à esquerda - e você irá chegar ao  La Biela. Calma, o cemitério é logo em frente a este café notable, ao lado da Iglesia Nuestra Señora del Pilar. Faça uma pausa para um expresso neste Café que se tornou, em 1950, um ponto de encontro de campeões de corrida de carros. Caso você se sente na parte externa, poderá apreciar a enorme seringueira, mas não se deixe enganar, não é Paris e nem Londres.

O cemitério Recoleta foi inaugurado em 1822 e lá estão hospedados os protagonistas mais importantes da história Argentina - presidentes, políticos, militares, estadistas, escritores, poetas, enfim, são 4.800 tumbas distribuídas em 54 mil m².

Mas sem dúvida, o mausoléu mais famoso é o de Eva Peron.  Evita, que morreu em 1952, teve o seu cadáver roubado e escondido num cemitério em Milão. Em 1971, seu corpo foi transladado para a Espanha e somente em 1974, foi trazido para Argentina.

Mas não deixe de visitar, também, o mausoléu da família Paz, fundador do jornal La Prensa. Este mausoléu em granito negro com esculturas de anjos em mármore branco, feitas em Paris, possui, também, muitos símbolos da maçonaria – é considerado por muitos o mais bonito.

E para os que gostam de lendas urbanas, uma conta que a jovem Rufina Cambaceres foi enterrada após uma suposta morte súbita, conta-se que após alguns dias de sua morte, o funcionário que cuidava do mausoléu dos Cambaceres, percebeu que a tampa da tumba de Rufina estava quebrada e o caixão tinha se movido, quando o abriu a encontrou toda arranhada na tentativa de escapar. Na verdade, ela tinha sofrido de um ataque de catalepsia e, portanto, tendo morrido asfixiada. Sua mãe construiu um mausoléu em Art Noveau, com uma tumba em mármore Carrara, esta tem uma rosa gravada e fica atrás de uma parede de vidro – como se sua mãe quisesse vê-la, caso ela retornasse novamente. Esta história tem muitos mais detalhes, caso lhe interesse clique aqui.
 
Outros residentes também são encontrados neste cemitério. Aproximadamente 84 gatos vivem lá e são cuidados por um grupo de mulheres voluntárias.

A entrada ao cemitério é gratuita. Ele está aberto todos os dias das 7 às 18 hs. Num quiosque em frente a entrada é possível comprar um mapa por 8 pesos, mas  não vale a pena, as tumbas mais famosas são fáceis de achar - e é mais interessante caminhar sem rumo por entre elas.

 Para finalizar este passeio, não volte pela Avenida Pres. Manoel Quintana, mas sim pela rua paralela, abaixo, a Avenida Alvear, siga-a até a Callao, dê uma olhadinha no Alvear Palace Hotel, quem sabe numa próxima viagem você fica lá, chegando na Callao, dobre a esquerda e vá até a próxima esquina, Posadas, lá você irá encontrar a melhor empanada do mundo, segundo os especialista (quais especialistas?) - El Sanjuanino. Mesmo que você não seja um fanático por empanadas, vale a pena visitá-lo, pois há outras comidinhas, incluindo sobremesas - e são muito baratas, uma empanada de carne suave, para delivery, custa menos de 2 reais.
Amém!

café notable - La Biela

un cafecito

a seringueira, note os suportes para segurá-la, ao fundo, as
mesas do Café

não é Londres, nem Paris

Iglesia Nuestra Señora del Pilar

entrada principal

maosoléu de Eva Duarte - Evita

maosoléu de Rufina Cambaceres

Cambaceres

Família Paz

Paz

escultura em mármore - feita em Paris

gatos - outros residentes

não há necessidade de mapa - caminhe sem rumo













que tal umas empanadas? El Sanjuanino


Nenhum comentário:

Postar um comentário