sábado, 28 de agosto de 2010

Barcelona: Casa Blatlló

A Casa Batlló foi o resultado da reforma de uma casa de 1877, na Passeig de Gràcia, para o industrial Josep Batlló Casanovas. Este trabalho foi desenvolvido entre 1904 e 1907 e teve a colaboração de Josep Maria Jujol. Numa linguagem modernista, ela foi muito criticada, na época, pelos barceloneses que a apelidaram de "casa dos ossos" e "casa dos bocejos".

A preocupação de Gaudí não era apenas estética, mas também, funcional. Linhas curvas dominam a fachada, adornada com elementos de formas orgânicas - que remetem a ossos, vegetais, sáurios -, ou artificiais, como máscaras com uma textura de brocados e pedrarias. No terraço, construções que evocam a escama de um dragão e cogumelos. O pátio de luzes com uma gradação cromática, de azul e branco, permite um melhor aproveitamento da luz. No interior se impõem formas arredondadas, em sintonia com o modernismo.

Casa Battló? Não, esta é a casa ao lado, a joalheria Bagués

no inverno chuvoso, esta era a filinha, imagine no verão

Casa Battló


andar nobre

pequeno detalhe

casa dos ossos?

pessoal telefonando? Não, não esqueça de
pegar o seu audioguia

no audioguia você vai entender porque à esquerda
tem espaço para uma pessoa e na
direita para duas - o casal namorando e a vela


pátio de luzes

parte funcional - gradação de cores
 para uma melhor luminosidade

não é televisão...

... é real

café para abastecer as energias ...

 ... somente em extrema necessidade, é muito caro

Agora a parte mais emocionante da Casa Battló, o terraço. Mundo futurista, arquitetura antropomórfica, paisagem lunar - chame do que você quiser, caminhe entre obras e viaje.






Nenhum comentário:

Postar um comentário