domingo, 11 de julho de 2010

Die Berliner Mauer - O Muro de Berlim - vídeo

O vídeo "Berlin Wall - Lessons Learned", ou seja "O Muro de Berlim - Lições Aprendidas", postado pelo berlinense Cumbrowski, nos dá uma boa idéia deste momento histórico. Embora a narração seja em inglês, as imagens são tão poderosas que falam por si.

Seguem alguns pontos relevantes deste vídeo:

- Walter Ulbricht (Chefe de Estado da Alemanha Oriental) responde ao repórter "Ninguém tem intenção de construir o muro" - o que era uma mentira descarada (e conveniente).

- Willy Brandt (prefeito de Berlim na época e futuro chanceler da Alemanha Ocidental) permaneceu atônito com a construção do muro e sem ação para impedí-lo de ser levantado.

- tudo que estava no caminho do muro era removido, casas, igrejas, até mesmo cemitérios eram arrasados, sem nenhuma consideração.

- o encontro de tanques das duas potências no Checkpoint Charlie (posto militar americano para passagem de ocidentais para o lado oriental) - o mundo à beira da 3.ª Guerra Mundial.

- Bernauer Strasse era onde havia um prédio em cima da divisa da fronteira, um lado do prédio era Berlim oriental, o outro, ocidental - as pessoas pulavam pela janela para a liberdade ou para morte - foi o que aconteceu com Ida Siekmann.

- Conrad Schumann, o guarda de 19 anos, que abandona o seu posto e foge para a liberdade pulando a barreira de arame-farpado - a foto de seu salto entrou para a história.

- os guardas de fronteira receberam ordens para atirar quem tentasse atravessar a fronteira.

Até a queda do muro em 9 de novembro de 1989, mais de 5.000 pessoas conseguiram passar para o lado ocidental, aproximadamente 3.200 foram presas e mais de 160 foram mortas tentando atravessá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário