domingo, 21 de fevereiro de 2010

Sinal verde para Berlim

Em 1961 foi introduzido o Ampelmann - o homenzinho do sinal de trânsito, na parte oriental de Berlim. O psicólogo (especialista em trânsito) Karl Peglau verificou que os sinais existentes para os carros até então não eram efetivos e então os criou. Devido aos altos custos a sua idéia não foi implementada. Depois ele desenvolveu esta mesma idéia como sinais para os pedestres. Em 1980 o Ampelmann fez tanto sucesso que foi adotado nas escolas para educação das crianças. Ele virou, também, personagem de rádio, histórias em quadrinhos e televisão. Ganhou prêmios internacionais em matéria de segurança no trânsito.



Com a reunificação das Alemanhas em 1990, ele foi esquecido. Então o designer gráfico Markus Heckhausen, da Alemanha Ocidental, resolveu resgatá-lo. Começou, então, uma campanha para que o Amplemann retornasse às ruas. O Ampelmann tornou-se o mascote do movimento de nostalgia da Alemanha Oriental - o Ostalgie. Em 2005 ele retornou às ruas. O sucesso foi tão grande que ele virou um símbolo de Berlim. Você encontra diversas lojas de souvenires do Ampelmann com vários produtos - camisetas, ímãs, marcadores de livros, bolsas, enfim, são mais de 40 tipos de produtos. Os lucros com o 'homenzinho' são de 2 milhões de euros por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário