quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ostalgie

Depois da queda do Muro em 1989 e da reunificação das Alemanhas no ano seguinte, a maioria dos produtos da Alemanha Oriental desapareceu dando lugar aos produtos do oeste. Após algum tempo, os moradores da antiga Alemanha Oriental (GRD) começaram a sentir uma certa nostalgia em relação às suas vidas dos tempos de antes da reunificação. O termo Ostalgie, que vem do alemão, é a junção das palavras Ost (leste) com Nostalgie (Nostalgia). A Ostalgie reflete esta busca pelos valores culturais e do modo de vida dos tempos que a Alemanha Oriental era um estado satélite da União Sovética, isto entre 1949 e 1989.

Nas ruas de Berlin é possível ver alguns elementos que refletem este sentimento. A venda de souvenires nas ruas e lojas, os carros Trabant - o mais popular da GRD. Começou, também, um movimento de resgate dos antigos símbolos da GRD. Um exemplo disto é o renascimento da "concorrente" da Coca-Cola, a Vita-Cola.

Embora seja de 2004, um artigo da BBC News, em inglês, enfatiza a necessidade de um equilíbrio neste resgate do passado. É evidente que para muitos a reunificação não trouxe vantagens - o desemprego é um dos motivos; mas não se pode esquecer que muitos foram mortos e perseguidos por não concordarem com o antigo regime. Um resgate saudosista ou mesmo por curiosidade é admissível, mas não uma vida de opressão.


lembranças da GRD

Trabi - um ícone da GRD

"viva o lado vita-cola da vida" (foto Skadi Forum)

Nenhum comentário:

Postar um comentário